A Empresa

Minha foto
O Blog Terra Assessoria Gráfica convida a todos para abrir um diálogo e interagir sobre as alternâncias e variantes da Indústria Gráfica. Com o objetivo de difundir informações do setor, postaremos artigos, novidades, notícias, dicas, eventos e acontecimentos a fim de auxiliar o profissional gráfico a entender e acompanhar as rápidas mudanças deste universo.

sábado, 15 de outubro de 2011

Oportunidades para a Indústria Gráfica no Segmento de Embalagem

Um dos mais fortes segmentos da indústria gráfica, a produção de embalagens, foi analisada na palestra “Oportunidade para Indústria Gráfica no Segmento de Embalagem” ministrada por Fábio Mestriner – Professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Presidente e Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE e Representante do Brasil no board da WPO-World Packaging Organization nos anos de 2002-2006 que discorreu sobre o futuro da embalagem de uma forma bem positiva.
A embalagem existe e vem evoluindo para atender as necessidades e os anseios da sociedade. Ela é um fator decisivo no novo cenário competitivo. Ela veio agregando funções ao longo do tempo até se transformar numa poderosa ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet. Só de janeiro até o momento já foram criadas 5500 novas embalagens no mundo sendo 256 novas no Brasil.
A Indústria de Embalagem movimentou R$45,6 Bilhões em 2011. Ela tem uma função social e consolida a proposta do produto fazendo a interface direta do consumidor e com o ponto de venda.
Como o nosso cérebro trabalha com significados, a embalagem acaba agregando valor ao produto, pois o consumidor não separa a embalagem do produto, ele enxerga como uma coisa só.
Desta forma, para melhor atender o nosso cliente e sermos vistos como uma empresa que agrega valor e não somente como parte de suas despesas podemos começar a orientá-los e propor inovações, já que a embalagem além de agregar valores, não encarece o produto.
Podemos citar como exemplo a utilização de facas gráficas, elas são muito mais baratas que os moldes e muito mais rápidos para confeccionar, ou quem sabe poderíamos montar novos produtos como sugestão ou investir em pesquisas para visualizar onde conseguimos maiores benefícios dentro deste nicho.
A embalagem tem muito caminho percorrido e uma longa estrada pela frente. Cabe a Indústria Gráfica visualizar mais esta oportunidade para atingir e ficar mais próximo do seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário