A Empresa

Minha foto
O Blog Terra Assessoria Gráfica convida a todos para abrir um diálogo e interagir sobre as alternâncias e variantes da Indústria Gráfica. Com o objetivo de difundir informações do setor, postaremos artigos, novidades, notícias, dicas, eventos e acontecimentos a fim de auxiliar o profissional gráfico a entender e acompanhar as rápidas mudanças deste universo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Confira os Vencedores do 21°Prêmio Fernando Pini

Ocorreu no dia 22 de novembro último no Expo Barra Funda a 21ª edição do principal prêmio da indústria gráfica nacional, o Fernando Pini.  Durante a comemoração, foram reveladas as empresas vencedoras nas 61 categorias que compõem a condecoração.

Para conferir as empresas do ciclo do packaging premiadas basta acessar o site:

www.fernandopini.org.br

Abaixo listamos apenas os vencedores da categoria "Fornecedores".
- Henkel

Blanquetas
- Bottcher

Chapas para Impressão
- kodak brasileira

Equipamentos de Impressão Plana
- Heidelberg do Brasil

Equipamentos para Impressão Rotativa
- Man roland

Equipamentos para Impressão Digital
- HP Brasil

Equipamentos para Pré-Impressão
- Agfa

Equipamentos para Acabamento Gráfico
- Heidelberg do brasil

Papel para Impressão com e sem Revestimento
- International paper

Cartão para Impressão com e sem Revestimento
- Papirus industria de papel

Sistema de Provas
- Epson representada pela T&C

Tintas
- Sun Chemical do Brasil

Vernizes
- Overlake Vernizes Gráficos

Entre no site www.fernandopini.org.br e confira a lista completa.


Adesivos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dica da Semana: Semana de Artes Gráficas em Barueri

Barueri recebe entre o dia 24 a 28 de outubro a terceira edição da Semana de Artes Gráficas (SAG). O evento ocorrerá no Senai de Barueri e trará seminários sobre gestão, produção e vendas na área gráfica. As atividades são gratuitas. Vale a pena conferir.
Mais informações no site: http://www.sindigraf.org.br/

Dica da Semana: Finalistas ao Prêmio Fernando Pini 2011

Vale a pena visitar no Senai da Barra Funda do dia 20 a 31 de outubro a exposição dos produtos finalistas ao Prêmio Fernando Pini 2011 - O Tesouro Mais Cobiçado da Indústria Gráfica.

Mais informações: http://www.fernandopini.org.br/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dica da Semana: Concurso LatinoAmericano de Productos Gráficos Theobaldo de Nigris.

Concurso LatinoAmericano de Productos Gráficos Theobaldo de Nigris.

As Inscrições para o Prêmio Theobaldo de Nigris foram prorrogadas até dia 21 de outubro de 2011.
Não perca esta oportunidade de conquistar a América.

sábado, 15 de outubro de 2011

Ameaças e Oportunidades da Indústria Gráfica Brasileira”

O Balanço Geral da CONGRAF “Ameaças e Oportunidades da Indústria Gráfica Brasileira” ficou por conta de Mario Cesar Martins de Camargo – Diretor-presidente da Gráfica Bandeirantes, Presidente da ABTG 1988-1992 e posteriormente Presidente do Conselho da ABTG, foi Presidente da Abigraf Regional de São Paulo e da Abigraf Nacional, foi Diretor Delegado e posteriormente Vice- Presidente da FIESP, Presidente do Sindigraf São Paulo de 2004-2010 e Vice-presidente da Conlatingraf.
Todos os setores vivem ameaças e oportunidades em diferentes momentos, para a Indústria Gráfica não seria diferente. O conteúdo desta CONGRAF foi mais voltado aos anseios dos clientes do que “olhar para o nosso próprio umbigo”, conforme mencionado por Mário Cesar.
Estamos mais preocupados em gerar valor para continuar empreendendo. O gráfico é endógeno, nasce no chão de fábrica e não sai de lá nunca, porém o cliente esta pouco ligando para o seu maquinário, eles querem saber se os problemas dele serão resolvidos.
O sentimento geral do Congresso foi gerar valor e se diferenciar para os clientes com seus diferentes mercados, afinal, ninguém é bom em tudo, é preciso procurar um foco, um nicho que sua gráfica consiga tirar algum benefício e investir.
Ameaça tem em todo o lugar, achamos que o digital vai acabar com tudo, porque dizem que esta geração já nasce conectada com aquilo que dá prazer, porém, o livro também dá prazer, ele é uma experiência tátil, sensorial. Um não substitui o outro, porém é preciso que o livro tenha mais incentivo para continuar vivo em nossas vidas e em todas as demais gerações que estão por vir.
Alguns autores experimentam distribuir gratuitamente cópias digitais de seus livros e por incrível que pareça tal prática acaba aumentando as vendas dos impressos, pois seus livros são descobertos por mais pessoas. “Isso é gerar demanda”. Vai de o empresário gráfico visualizar como ameaça ou oportunidade, basta analisar os fatos e não deixar que outros vejam como oportunidade e peguem para eles.
Outro ponto debatido por Mário Cesar refere-se à valorização do papel. Dizem que os gráficos derrubam árvores para produção de papel, mais pouco se fala o que é feito com todos os telefones, ipod, ipad, etc. que além de consumirem energia possuem em seus componentes quase toda tabela periódica dos materiais em sua fabricação. Isso não é um malefício ao meio ambiente e a saúde?
Existe um detalhe: No Brasil as árvores destinadas à produção de papel provêm de florestas 100% plantadas... Vale a pena para os gráficos levantarem essa bandeira e começarem a divulgar.
Para finalizar Mario Cesar pediu mais união da classe e um pensamento mais positivo. Deixou sua contribuição final numa frase de Peter Drucker.
“A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo” - Peter Drucker

Educação de Qualidade como Fator de Sustentabilidade do Desenvolvimento

            A palestra “Educação de Qualidade como Fator de Sustentabilidade do Desenvolvimento” foi dada por César Callegari - Sociólogo. Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria - SESI (SP). Membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
Uma das mais importantes leis educacionais brasileira é conhecida por poucos e acompanhadas por pouquíssimos: O Plano Nacional da Educação.
O Novo Plano já está em tramite e poderá ser aprovador com algumas melhorias genéticas. Isto porque os brasileiros nos últimos anos evoluirão na conscientização de que Educação com Qualidade é um direito a ser cobrado e um dever do Estado, direito que precisa ser realizado sem demora e com esmero diante das exigências cada vez maiores do mercado de trabalho e da vida em sociedade num mundo de intensa globalização da economia e da cultura.
Tomando como partida os desafios para o presente e para o futuro o Conselho Nacional da Educação considera os 10 maiores deles para educação nacional.

1-Extinguir o analfabetismo
2-Universalizar o atendimento público da pré-escola ao ensino médio
3-Democratizar e expandir a oferta de Educação Superior
4-Expandir a Educação Profissional
5-Garantir oportunidades, respeito e atenção educacional, deficientes, jovens e adultos defasados, indígenas, afro-descendentes, quilombolas e povos do campo.
6-Criar a Escola de Tempo Integral na Educação Básica
7-Instaurar o Sistema Nacional de Educação
8-Ampliar o investimento em educação pública em relação ao PIB, de forma a atingir 10% do PIB até 2014.
9-Estabelecer padrões de qualidade, delineando o custo-aluno
10-Valorizar os profissionais da educação

Todos estes fatores não são novidades para ninguém, porém é assunto e idéias a serem realizadas. Com o novo Plano Nacional de Educação seja de fato uma espécie de “Lei de Responsabilidades Educacional” que contenha dispositivos a partir dos quais todos e cada um sejam efetivamente comprometidos e responsabilizados pela sua implementação. 

Oportunidades para a Indústria Gráfica no Segmento de Embalagem

Um dos mais fortes segmentos da indústria gráfica, a produção de embalagens, foi analisada na palestra “Oportunidade para Indústria Gráfica no Segmento de Embalagem” ministrada por Fábio Mestriner – Professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Presidente e Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE e Representante do Brasil no board da WPO-World Packaging Organization nos anos de 2002-2006 que discorreu sobre o futuro da embalagem de uma forma bem positiva.
A embalagem existe e vem evoluindo para atender as necessidades e os anseios da sociedade. Ela é um fator decisivo no novo cenário competitivo. Ela veio agregando funções ao longo do tempo até se transformar numa poderosa ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet. Só de janeiro até o momento já foram criadas 5500 novas embalagens no mundo sendo 256 novas no Brasil.
A Indústria de Embalagem movimentou R$45,6 Bilhões em 2011. Ela tem uma função social e consolida a proposta do produto fazendo a interface direta do consumidor e com o ponto de venda.
Como o nosso cérebro trabalha com significados, a embalagem acaba agregando valor ao produto, pois o consumidor não separa a embalagem do produto, ele enxerga como uma coisa só.
Desta forma, para melhor atender o nosso cliente e sermos vistos como uma empresa que agrega valor e não somente como parte de suas despesas podemos começar a orientá-los e propor inovações, já que a embalagem além de agregar valores, não encarece o produto.
Podemos citar como exemplo a utilização de facas gráficas, elas são muito mais baratas que os moldes e muito mais rápidos para confeccionar, ou quem sabe poderíamos montar novos produtos como sugestão ou investir em pesquisas para visualizar onde conseguimos maiores benefícios dentro deste nicho.
A embalagem tem muito caminho percorrido e uma longa estrada pela frente. Cabe a Indústria Gráfica visualizar mais esta oportunidade para atingir e ficar mais próximo do seu cliente.

"Planejamento de Investimento: estruturando seu crescimento de forma econômica"

Finalmente chegou o dia de uma das palestras mais esperadas da CONGRAF. Sala lotada e empresários dos diversos segmentos na expectativa do que o ilustre Flavio Botana iria dizer.
Com 30 anos de experiência na indústria gráfica, engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, especialização em Gestão da Qualidade pela Unicamp, Flávio iniciou sua palestra alertando sobre a importância de se ter um Planejamento Estratégico. Hoje empresas grandes e prósperas abrem falência por falta de estruturação, pois não se calçam de passos firmes e consistentes.
Segundo Botana, para crescer de forma sustentável é preciso investir e trabalhar certo. E pelo seu entendimento trabalhar certo significa ter pessoas certas na sua empresa (Recursos Humanos), usando as ferramentas certas (Recursos Físicos) para fazer as coisas certas (Recursos de Gestão). A junção e a boa utilização de todos esses recursos se transformam em produtos e/ou serviços para o seu cliente, que por sua vez ficará satisfeito e trará receitas para o seu negócio. Ficar atento com as bolhas que podem ser um perigo, pode te proporcionar dinheiro no ato porém não convém fazer investimentos que pode te levar a falência por ser um produto passageiro como o mesmo disse a copa e as olimpíadas é um exemplo.
Vale lembrar que hoje, com a concorrência esta acirrada, o cliente só vai se interessar e pagar pelo seu produto se ele for raro e conveniente para ele. Assim sendo, para se ter rentabilidade é necessário criar uma estratégia, onde os custos e investimentos que você precisa fazer não sejam maiores do que as suas receitas.
Temos que nos transformar e buscar atender nossos clientes e se adequar para o momento e as necessidades deles, precisamos parar de comprar máquina por comprar, afinal hoje não é mais um diferencial competitivo já que hoje a tecnologia esta ao alcance de todos.
É uma mudança de paradigma. Um processo mais difícil, porém mais seguro e barato.
Se você não tem uma estratégia, você é estratégia de alguém. ”Peter Drucker”

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CONGRAF 2° DIA - "Tendências Tecnológicas"

Dia 09/10 as 11h10 pudemos conferir a palestra de Bruno Mortara, diretor da Prata da Casa, Superintendente do ONS27 (Organismo de Normalização da ABTN) e professor de pós-graduação da faculdade Theobaldo De Nigris que falou sobre as Tendências Tecnológicas – Convergências de Midia ou Substituição questionando que medidas os empresários gráficos devem estabelecer para tirar maior proveito desta nova realidade.
De uma forma geral, Bruno não deixou nenhuma certeza e nenhuma receita pronta para os gráficos atravessarem este problema, porém fez inúmeras e interessantes indagações sobre o assunto, fazendo com que os empresários do setor gráfico reflitam sobre o seu posicionamento.
É impossível ignorar, os avanços tecnológicos existem e apesar de estar longe de substituir os impressos, vieram para incomodar o setor. As empresas que não criarem uma proposta e um vínculo para se adequar a este novo mercado, aliados à oferta de serviços úteis e de qualidade, certamente não conseguirão reter nem os mais fiéis de seus clientes.

CONGRAF - 2° Dia "O Perfil do Novo Consumidor - Geração Y"

No dia -09/10 das 09:30 as 10:30 fomos conferir a palestra do consultor Sidnei Oliveira sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental, membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e do Fórum de Líderes Empresariais, Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações.
Em sua palestra “O Perfil do Novo Consumidor - Geração Y” pudemos extrair do que foi dito que hoje vivemos um cenário inovador, ousado, onde os valores mudaram e os clientes estão cada vez mais exigentes. Os empresários gráficos precisam começar a se contextualizar com o mercado, reposicionando o velho ao novo.
É preciso criar uma estratégia e tentar enquadrar o seu negócio (quando possível) para trabalhar os vários nichos que o mercado oferece. Se as ferramentas são novas é necessário aprender a usá-las para se beneficiar e se aproximar dos clientes.
Hoje o mercado exige que as empresas exerçam flexibilidade, quebrem paradigmas, experimente o novo, crie algo original.
É tempo de soluções novas para os problemas velhos.

Abertura do CONGRAF 2011 - Grandes Perspectivas

Após quatorze horas de viagem e muita expectativa para a chegada ao CONGRAF (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica) tivemos a oportunidade de conferir as perspectivas da economia brasileira e mundial e como será o futuro do setor diante das novas tecnologias).
Apenas uma palavra pode conceituar este primeiro dia: Sucesso.
Após as saudações iniciais dos responsáveis pelo evento, pudemos conferir a palestra de abertura da CONGRAF que ficou a cargo do presidente do Conselho Público Olímpico (CPO) e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles que infelizmente não pôde comparecer ao evento, porém gravou um vídeo não menos importante falando sobre a solidez do crescimento brasileiro. Conforme relatado estamos numa época com grandes expectativas para o setor gráfico, pois o Brasil de hoje é previsível economicamente e com baixo risco.
Para finalizar o dia de abertura foi oferecido um coquetel para que os empresários gráficos pudessem se confraternizar trocar seus anseios e expectativas e juntos criarem oportunidades de bons negócios

Opens House Heidelberg

A Terra Assessoria Gráfica  pode conferir entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro de 2011 o Open House promovido pela Heidelberg do Brasil para apresentar o conceito HEI Flexibility e a sua parceria com a empresa de impressão digital Ricoh que oferece ótima qualidade e custo baixo.
Foi feita demonstrações ao vivo do seu software de gerenciamento o Prinect que possibilita fazer a gestão desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto final, incluindo o pós orçamento.
Para um fluxo de trabalho eficiente, rápido e flexível foi apresentado máquinas para acabamento de pequeno porte voltado para a impressão digital uma vez que este segmento esta em constante crescimento possibilitando assim um manuseio mais ágil já que a impressão digital não oferece uma resistência tão sólida quanto a offset.

domingo, 2 de outubro de 2011

Dica da Semana: 15°Congraf

De 8 a 11 de outubro acontece em Foz do Iguaçu o evento de maior prestígio na Indústria Gráfica, o 15° CONGRAF – Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica. O consagrado evento acontece a cada 3 anos e trará o que há de mais moderno no setor, reunindo fornecedores e os mais renomados palestrantes para discutir questões gerenciais e técnicas.
Para maiores informações entre no site:
https://www.congraf.org.br/

Fidelização de Clientes. Como ir além da Satisfação.

Tão importante como conseguir novos clientes é reter e fidelizar os atuais. Se clientes satisfeitos é a alma de qualquer negócio bem-sucedido, clientes fiéis são essenciais para a sustentação da liderança no negócio. O esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.
Produtos e serviços de qualidade, preço justo, condições de pagamento satisfatórias, cumprimento de prazos e compromissos assumidos pela empresa, garantem a satisfação do cliente, porém não o torna fiel a empresa. Para fortalecer o relacionamento da empresa com o cliente a fim de fidelizá-lo faz-se necessário oferecer um atendimento diferenciado, personalizado.
As expectativas, necessidades e desejos dos clientes aumentam com o tempo, desta forma eles tendem a analisar não só os benefícios econômicos oferecidos analisam com a mesma importância as empresas que os respeita, os ouve e os surpreende.
Desta forma, aconselha-se que as empresas invistam mais em treinamentos para os seus funcionários, expondo-lhes que o cliente é a razão da existência da organização.  E para a alta direção aconselha-se criar um vínculo de maior proximidade, oferecendo open house quando adquirirem novos maquinários,  quando possuírem algum serviço diferenciado mande informações por email, ligue para felicitá-lo na sua data de aniversário, mande cartão de agradecimento pela confiança depositada, faça visitas quando possível.
Mostre a seus clientes que eles são tratados com as particularidades que merecem.

                                                                                                                                                                                       

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dica da Semana

Estão abertas as inscrições para o 21° Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews.
Troféu Roberto Hiraishi 2012.
As inscrições poderão se feitas até 14 de outubro de 2011 na sede da organizadora.
Para maiores informações entrar no site: http://www.embanews.com/

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Consultoria: Solução X Banalização

Se a sua gráfica possui carga excessiva de trabalhos, falta de planejamento, excesso de desperdício, falta de mão de obra qualificada dentre outros elementos que imperam dentro das gráficas impedindo o seu desenvolvimento, é hora de chamar aquele consultor tantas vezes postergado.
Com a oferta de tantas consultorias existentes no mercado tornou-se mais difícil analisar qual se enquadra no perfil de suas necessidades e objetivos Os consultores de uma forma geral são teóricos demais e muitas de suas sugestões não funcionam no dia-a-dia, pois se especializaram no decorrer da sua trajetória profissional a “vender suas idéias” e quererem faturar uma fábula ao sugerir soluções óbvias ou impraticáveis, porém demonstram sua total falta de conhecimento na rotina de uma gráfica. Imaginem que tipo de soluções daria para analisar o desperdício excessivo de chapas, a ociosidade das máquinas, a velocidade média dos maquinários, etc. se nunca estiveram no chão de fábrica para saber os procedimentos de cada processo. É complicado contratar consultores cujo foco não esta voltado somente para a Indústria Gráfica.
É claro que não podemos generalizar, afinal com tantas mudanças e novidades no mercado gráfico e com a competitividade cada vez mais acirrada faz-se necessário que as empresas recorreram a profissionais qualificados na gestão de todos os processos. Existem as consultorias que sabem muito bem "adaptar" as teorias de modo que elas se tornem praticáveis. Ela tem uma visão privilegiada em relação à empresa e ao profissional, pois observa tudo de um ângulo diferente. Ele traça os caminhos, elabora diagnóstico, faz com que se aprenda a traçar estratégia e situa a empresa dentro da sua realidade.
Aproveitamos a oportunidade para citar nossa empresa “Terra Assessoria Gráfica”, um novo conceito em gestão. Inovador perfil Hands-on, muito mais do que consultoria, executamos e colocamos a mão na massa por você”. A Empresa oferece um trabalho de gestão em todos os departamentos (PCP, Pré-Impressão, Impressão, Acabamento, Expedição, Qualidade) com foco no aumento da produtividade, redução de custos e desenvolvimento de pessoas por acreditar que processos e pessoas dependem um do outro para funcionar. Seu diferencial encontra-se em profissionais altamente qualificados que estão no mercado gráfico há mais de dez anos, conhecem os processos de todos os departamentos e já trabalharam no chão de fábrica, desta forma conhecem o outro lado, sabem das reais dificuldades e necessidades, não vende suas idéias, mas colocam a mão na massa, executam o trabalho e treinam uma pessoa para dar continuidade. É uma empresa 100% voltada para o mercado gráfico. Sem falsa modéstia, vale à pena conhecer.


Dica da Semana

21° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica
"Fernando Pini"
O Tesouro mais cobiçado da Indústria Gráfica
Inscrevam suas peças até 16/09

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dica da Semana

3ª Conferência Internacional de Flexografia:
Data: 01 a 02 de Setembro de 2011
Local: FECOMERCIO
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo/SP
Horário da conferência: das 9h às 18h
Maiores Informações:
http://www.conferenciaflexo.com.br/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Brazil Promotion - A maior feira de Marketing Promocional

Entre os dias 2 a 4 de agosto aconteceu em São Paulo a Brazil Promotion, uma das maiores feiras de Marketing Promocional da América Latina que tivemos o prazer de visitar. Quem passou pela feira pôde conferir o que há de melhor e mais avançado no setor promocional. Além disso, os participantes se divertiram com as diversas atrações apresentadas na feira, dentre elas cenografia temática, showroom de idéias, música ao vivo, performances, seminários especiais apresentando as últimas tendências em marketing promocional, etc.
A todos aqueles que estão no ramo gráfico ou pretendem ingressar fiquem ligados nesses eventos. É sempre bom mantermos nosso network em dia.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Qualidade de Vida no Trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela é determinada pelas várias condições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano.
Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos colaboradores, ocasionando desta forma baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade.
A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho e a implementação de ações visando melhorias para os colaboradores não pode ser considerada como um custo, uma vez que os custos com afastamentos e ações trabalhistas são maiores do que o investimento em uma medida preventiva.
Oferecer melhores condições de trabalho, capacitação profissional para os funcionários, oportunidade de crescimento, condições de segurança e saúde no trabalho entre outros, mostra que a empresa esta procurando dar o primeiro passo para proporcionar maior bem estar aos seus colaboradores.

Mariana Rossetti Covizzi

Checklist - Uma ferramenta eficaz e eficiente

Checklist = Checagem de lista ou lista de checagem.
Na área gráfica, o checklist é um facilitador das atividades de verificações das conformidades e não conformidades, ele estabelece um roteiro dos pormenores que deverão ser averiguados para garantir o êxito da produção gráfica de um produto qualquer do início ao fim da produção.
Para todos os processos de inspeção é necessário que se tenha um Checklist para averiguação adequada de todos os itens a serem inspecionados de acordo com a criticidade do cliente.
Pode ser elaborado para verificar as atividades já efetuadas, ainda a serem feitas no trabalho ou simplesmente para organizar nossos afazeres pessoais.
Comece praticando checklists mentais e vá acostumando sua mente a pensar desta forma. Ela é uma ferramenta que pode te ajudar diariamente a organizar as suas atividades e administrar melhor o seu tempo, evitando erros e falhas. Faça o teste e nos dia o que achou desta ferramenta.

Mariana Rossetti Covizzi

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Relação de troca entre líder e liderado

           O objetivo de uma empresa é definir, produzir e comercializar produtos e serviços e, ao mesmo tempo, implantar e aprimorar os sistemas operacionais e administrativos apropriados para profissionalizar a gestão e, assim, dar sustentação ao seu desenvolvimento. Nesse contexto, entra a questão da liderança. A atual postura do líder tem de ser empreendedora e criativa para que a empresa obtenha resultados satisfatórios.
O primeiro princípio de liderança é a relação entre líder e seguidores, pois sem esses não há o que liderar. O segundo princípio é que líderes eficazes estão a par e gerenciam conscientemente a dinâmica dessa liderança. O líder é aquela pessoa que todos querem seguir, mas que é também um bom ouvinte. Muitos líderes espelham-se em outros, entretanto cada situação demanda um tipo de liderança. Mais do que uma arte, a liderança é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada. Assim, líderes em uma situação podem ser seguidores em outra.
Constata-se que a eficácia de uma liderança depende da situação, do grupo, dos seguidores e do líder. O sucesso de qualquer empreendimento depende das pessoas nele envolvidas. Líderes e seguidores precisam uns dos outros para atingir os objetivos traçados pela empresa, por isso, é muito importante que o líder mantenha a equipe motivada, estimulando e reconhecendo o seu trabalho, a fim de que ela se torne cada vez mais dedicada e competente.
Mariana Rossetti Covizzi

Para aumentar a satisfação do Cliente

Para atingir um excelente nível de satisfação e eficácia, as organizações têm que trabalhar e administrar seus recursos, que estão cada vez mais escassos. A empresa utiliza-se de várias ferramentas para reter e captar novos clientes, uma tarefa que exige muita estratégia para quem quer manter-se competitivo no mercado.
O cliente forma sua percepção sobre a empresa com base na diversidade de impressões que recebe em seu contato com as pessoas, produtos e serviços oferecidos. A alta administração  possui a responsabilidade de  conscientizar todos os colaboradores da importância no cumprimento dos requisitos pré-estabelecidos, assegurando que todos compreendam como seu trabalho contribui com os resultados obtidos.
Para garantir a melhoria contínua dos processos, é importante que as empresas utilizem ferramentas para acompanhar, medir e monitorar a satisfação dos serviços prestados através de relatórios de visitas, formulários de comentários, reclamações dos clientes, CRM (Customer Relations Management) e sistema de gerenciamento da qualidade (SGQ). Faz-se necessário manter uma relação de proximidade, solicitando feedback constante, fazendo cisitas e acompanhando os processos.
Essa atitude serve como base para que a empresa tenha um bom desempenho e desenvolvimento e consiga assim a fidelização do seu cliente.


Mariana Rossetti Covizzi

sábado, 25 de junho de 2011

Desenvolver Talentos: uma questão de sobrevivência

Atualmente a Retenção de Talentos vem sendo trabalhada no ambiente das mais variadas empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. O desejo de ganhar mais não é a única razão para os profissionais buscarem um novo emprego.  Quando falamos em retenção de talentos, estamos falando também de valorização, reconhecimento, alcance de objetivos e porque não dizer: “Da estratégia de sucesso dos novos tempos”. [...] Para Cleide Nakashima (2003) A retenção ou fidelização do colaborador para com a empresa, é influenciada por meio dos atrativos que a empresa oferece e da conciliação dos mesmos com os objetivos de cada um. Transparência na comunicação, participação nos acontecimentos, qualidade de vida e valorização do potencial são aspectos que enriquecem essa relação, e compõem um conjunto de realizações.
Desenvolver os seus talentos já não é mais um luxo, é uma necessidade. A ascensão da economia do conhecimento e a escassez de gente qualificada têm exigido que as empresas fiquem cada vez mais atentas ao tema.
Há uma clara preocupação em identificar, treinar e promover aqueles com potencial de crescimento suficiente para ocupar em médio prazo cargo mais elevado na própria empresa, ou com potencial para fazer parte de uma nova geração de executivos.
No panorama atual, as empresas continuam formando futuros profissionais de sucesso que, por vários motivos, acabam vislumbrando oportunidades maiores apenas nas grandes corporações, muitas vezes motivo pelos quais acabam abandonando seus respectivos empregos.
A atual sociedade vive uma fase competitiva e globalizada onde a busca pela qualidade gera um estado de constante metamorfose no universo Empresarial, obrigando as empresas a rever seus processos e a investir em qualificação para manter-se frente a frente perante a concorrência
Mariana Rossetti Covizzi